Situações onde há a necessidade de Àgua Purificada.

 

Subdividimos as situações de emergências em situações. São apresentados as situações principais para ajuda humanitária como figura 3., ou mostrando situações específicas em termos de clima ou condições de vida da população,  sendo o caso para as diferentes situações (veja Fig. 4).

Fig. 3: Situações de emergência onde foram implementadas ações humanitárias com água purificada e serviço de saúde pública.                                                                                        

Fig. 4:  Emergências podem ser situações  de todos as situações diferentes e também pode existir exigências diferentes a equipamento e tipo de instalações.

Qualidade de Água sem Tratamento.     

Tipicamente em situações de emergência que requerem  ações de organizações humanitárias, a qualidade de água sem tratamento é principalmente o resultado do ambiente natural. Isto significa que podem ser excluídos poluente de indústria e conglomerações enormes, infelizmente, isto não está completamente correto, porque durante as últimas emergências de anos em cidades grandes e áreas industrializadas se tornou um problema mais sério. Porém, para esta avaliação, são levados como base ambientes naturais .  

  

Água sem tratamento em ambientes naturais com três características q importantes para a purificação: 

  

1. turvação alta (componentes inorgânicos e orgânicos)  

2. potencialmente alta salinidade    

3.carga de poluente naturais específicos como arsênico, metais pesados, fluoreto,  

  

Água sem tratamento em rios tropicais pode alcançar turvação na balança de NTU de mais que 1000. Isto significa que a visibilidade da água é menos que 1 cm. Visibilidade por uma coluna de água (meça de NTU) tem que estar pelo menos às 40 cm, antes de ser aplicado corretamente o tratamento.  

  

No caso de salinidade alta, há  processos muito limitados que podem ser aplicados para produzir água de qualidade boa. Osmose e osmose de reversa são processos que cobrem este espectro;  um  benefício   grande de outro mineral e poluente é afastada durante o mesmo processo.  Também a destilação com tecnologias diferentes promove resultados bons quando aplicado em água salina.  

  

Há muitas áreas em emergência regiões propensas onde água natural tem um conteúdo alto de arsênico, fluoreto e outros metais pesados. 

Há processos para remover estes componentes, porém, em situações de emergência; normalmente serão omitidas tais fontes de água.  

  

Uso de Água Purificada em Situações de Emergência.

Focalizando em situações de emergência e operações de emergência,a água é a  prioridade para os seres humanos. Normalmente, animais e uso agrícola é excluído em uma primeira fase de uma operação de emergência. 

A demanda para o ser humano consiste em água para beber, e não limpando,  lavando e cozinhando. Normalmente, em uma situação de emergência só um tipo de água é focalizado , a qualidade de água para beber. Em situações extremas, porém, soluções têm que ser escolhidas onde água para beber e água para lavar são distribuídos separadamente. 

  

Em várias situações, soluções para água para beber (quantidades altamente limitadas) é distribuída separadamente de quantias maiores de  água para lavar. 

  

Porém, tais situações requerem o treinamento de pessoal, para prover o monitorando e supervisão, e freqüentemente uma capacidade dobrada de equipamentos para distribuição (i.e. tanques, postos de torneira, que distribuição transporte, etc.).  

  

Unidades de Purificação de água e Soluções de Tratamento.  

O próximo passo seria observar seu uso em tecnologias existentes e unidades de purificação de água no trabalho de organizações humanitárias. 

  

As aproximações diferentes podem ser divididas principalmente em tecnologias que usam cloração como um processo de desinfecção e  outras soluções, como UV - abajures, ozônio, e troca de íon , são técnicas. Também há tecnologias de filtro que removem bactérias, neste relatório chamado "micro-filtros" que principalmente consistem em membranas com poro classificadas segundo o tamanho menor então bactérias de pathogenic (<0.04 mícron). 

  

A maioria das tecnologias usa vários processos diferentes para alcançar uma solução satisfatória para diferentes qualidades diferentes de água sem tratamento. 

  

A maioria dos processos precisa de uma filtração da água sem tratamento para remover suspensões inorgânicas e orgânicas da água. 

  

Aplicando um pouco de tecnologias de filtração, especialmente esses micro-filtros, também se remove organismos de pathogenic além de metais pesados ou praguicidas. 

Porém, isto dependente de outros componentes que estão presentes na água sem tratamento, devido à habilidade  para conectar as partículas em suspensão, orgânicas ou inorgânicas. 

 

 Fig. 5: A purificação de água mais comum se processa em qualidade x quantidade.  

  

Os processos mencionaram acima (veja Fig. 5) abrangendo a gama de assuntos que têm que estar em foco para o trabalho de ajuda humanitário, ambos em emergências e desenvolvimento. A parte crítica sempre é a filtração, porque água sem tratamento normalmente é carregada e pesada, com suspensão de material inorgânico e orgânico.  

Contanto que a turvação como uma medida para suspensão esteja sobre 15 NTU, processos de filtração reduzirão a velocidade muito facilmente e micro-filtração não será possível devido a possibilidade de entupir o filtro (membranas de filtro, cerâmica, etc.). 

 

- Filtros de Areia 3-dimensional têm um  potencial amior para controlar água de alto-turvação.

Desinfecção, enquanto significado de remoção garantida de qualquer organismo pathogenic, normalmente é um processo que só trabalha com "claro" (<15 NTU) água. Cloração, micro-filtração, abajures de UV, íon - cambiador, oxidação, etc. geralmente ao usados esses  processos para alcançar  segurança na  água para beber.  

  

Assim,  concluímos que o foco para qualquer tipo de sistema de purificação de água deveria estar em tratar a água sem tratamento e altamente turva, combinando com a tecnologia para desinfecção. 

Nossas Unidades MEL foram criadas e  fabricadas com 3 processos principais de purificação:

 

1) Filtros de Carbono  Ativado

2) Membranas de Osmose Inversas 

3) Esterilizadores ultravioletas 

 

Assim, a Unidade MEL provê qualidade de topo na produção de água para beber. 

 

Características principais e Vantagens da Unidade  MEL. 

  

Como descrito na folha de dados técnicos rev.1 datada de 25.09.2003, a unidade MEL pode prover as notáveis vantagens seguintes: 

  

" Alta Proteção, porque todo o equipamento é instalado em um recipiente de aço. 

" Trabalho, tempo, manutenção, etc.., está sob a responsabilidade de um operador. 

" O equipamento e instrumentos são de alta qualidade e tecnologia avançada, sob operações de manutenção ou quando da necessidade de substituição de peças sobressalente. 

" Baixo custo da operação. 

" Nenhum uso de produtos químicos (cloro, Al sulfatos, etc..). 

" Confiabilidade dos processos usados. 

" Manutenção rotineira . 

" Remoção total / destruição de substâncias orgânicas. 

" Remoção total / destruição de micro-organismos. 

  

Cada Unidade é testada por nosso departamento de Controle de Qualidade e certificado através de "Inspeção de Terceiro" e  "Nota de Liberação", que autorizando o Cliente. 

  

Instalação prática e Uso de Unidade  MEL. 

" MEL 4.000 Instalação de Unidade. 

  

A Autoridade de Saneamento Local estabelece o local para a instalação da Unidade. Os operadores descarregarão a unidade cuidadosamente do caminhão e colocarão em uma superfície nivelada. 

Como o recipiente é posto no próprio lugar, os operadores  então: 

- Abrem a porta do recipiente. 

- Checam, que todos os equipamentos  não estão danificados. 

- Certificam  todas as partes empacotadas. 

- Organizam todos os dispositivos e equipamentos necessários à Unidade  de água. 

- Checam as mangueiras, tubos, distribuidores, torneiras para a distribuição de beber água. 

- Confirem a conexão do gerador. 

- Enchem o tanque de gasolina. 

  

"  Unidade Inicial” 

Operador será provido com: 

  

- Lista de conferência   

- Passo a passo  nas operações para a Unidade 

 

Operador é responsável de: 

 - Controle da pressão em várias fases dos processos 

- Controle de vazamentos no transporte

- Controlando a qualidade de água tratada 

- Enchendo de água tratada o tanque recipiente 

- Assim que o tanque esteja cheio às 50%, a válvula de descarga será aberta e será libertada água aos distribuidores 

- Fechando de porta de recipiente e todas as operações que podem ser controladas de fora pelo painel de controle.

 

MAINTENANCE_SCHEDULE

Manutenção

Substituição

·   Gerador

1000 h

-

·   Tanque de gasolina

1 ano

-

·   Painel de Controle

1 ano

-

·  Filtros de Carbono Ativado

3-4 meses

1 ano

·  Bomba de Pressão

mensal visual

-

· Membranas de Osmose Reversa

3-4 meses

2 anos

·  Esterilizador Ultravioleta

mensal visual

2 anos

·  Tanque de água para beber

1 ano

-

·  Torneiras distribuidoras

diário visual

-

·  Sucção Piping

diário visual

-

·  Processo Piping

mensal visual

-

·  Processo Instrumentos

mensal visual

-

 

 

Apêndice.

 

Referências:

·        The SPHERES Project 1998/2001: Humanitarian Charter and Minimum Standard in Disaster Response.

·        Davis, J. & Lambert, R. 1999 (and new edition 2002) : Engineering in Emergencies. A practical Guide for Relief Workers. IT Publication. 103-1105 Southhampton Row, London WC1B4HH, UT.

·        UNHCR: Water Manual for Refugee Situations. Program and Technical Support Section, Geneva, November 1992

·        Drinkable Water – The Life – Usotel edition 1998

 

Back to: Situações onde a Água Purificada é Necessária