Introdução

 

 

Distribuição de água limpa em qualquer situação é  fundamental para toda a  população que luta pormelhor qualidade de saúde  e bem-estar. Muito freqüentemente em emergências, há escassez de água e colapsos de sistemas . Assim, a produção de água limpa se torna uma prioridade urgente em todos os tipos de situações onde as pessoas perdem a infra-estrutura estabelecida  ou onde as pessoas precisam melhorar a provisão de água escassa.  

 

Saúde da  comunidade é sempre está diretamente ligada a provisão  de água. Este manual concentra na produção e distribuição de água limpa, mas está focado  também, em dar alguma introdução para a administração de água, em seus  aspectos gerais no tratamento de água, e unindo tudo à manipulação prática do Sistema de Purificação de Água "MEL 4.000".  Dentre outros modelos da gama de produtos MASH.  

 

O manual contém o seguinte:

 

·  Água administrada em situações de emergência

·  Tecnologias do Tratamento de Água

·  Purificação de água- aspectos gerais

·  Instalação  e uso da Unidade MEL

·  Esquema de distribuição de água 

·  Manipulação da bomba de motor

·  Esquema de cálculos de custo para a purificação de água   

·  Endereços importantes e referências  

 

Este manual é chamado o "Manual do Engenheiro", não porque só engenheiros devem usá-lo , mas porque  é proporcionado, também,  um "Campo Manual" com cada unidade de purificação que só contém a informação mais importante sobre montar  o esquema de purificação de água. Nós tentaremos apresentar neste manual um pouco de informação de fundo adicional aumentando a compreensão do sistema de tratamento de água e como administrar a distribuição de água limpa a uma população necessitada.  

 

Todas correções ou idéias interessantes relativas a este trabalho são altamente bem-vindas. Por favor nos contate com qualquer sugestão. 

 

 

 


“UNIDADE DE POTABILIZAÇÃO”

1-     Acqua in entrata                     

2-     Generatore di corrente

3-     Serbatoio carburante

4-     Quadro di comando

5-     Filtro carbone attivo

6-     Pompa alta pressione

7-     Batteria Osmosi Inversa

8-     Sterilizzatore U.V.

9-     Serbatoio acqua potabile

10-  Distribuzione acqua potabile

11-  Acqua di scarico

12-  Container metallico

13-  Portellone d’accesso

14-    Sportello

1-         Entrada de água

2-         Gerador de corrente    

3-         Tanque combustível     

4-         Quadro de controle     

5-         Filtro de carvão ativo     

6-         Bomba de alta pressão     

7-         Bateria Osmose Inversa     

8-         Esterilizador U.V.     

9-         Tanque de água potável     

10-     Distribuição água otável    

11-     Agua de descarrega     

12-     Contáiner metálico     

13-     Portão de acesso     

14-     Escritório de caixa    

 

 


A Unidade de Potabilização por Osmose Inversa pode ser usada para tratar água poluída e  salgada proveniente de aqueduto, de lago, de rio, de poço, de subsolo ou mar.   

 

É instalada a unidade de emergência dentro de um recipiente padrão metálico 2,4x2,4x6,0 metros, visando emergências de comunidade, aldeias, jardas, hotéis, hospitais, em presença de calamidade natural, poluições ambientais, inacessibilidade.   

 

A unidade, é conectada a uma rede de aqueduto , poço, rio, lago que recebe água não bebível com presença de bactérias (colifecais, microorganismos, etc…), ou de produtos prejudiciais (óleos, pesticidas, herbicidas, atrazina, solventes, etc…) ou em caso de excesso de sais (nitrato, metais pesados, dureza, cloreto). Com grande sucesso em todas as situações:

·         Com os carbono ativo  filtra os  óleos ,  pesticidas, atrazina, e composto orgânico, etc.;

·         Com o processo da Osmose Inversa, se reduz  em 98% o conteúdo salgado  água  (até 10.000 ppms de sais dissolvidos). Se remove todos os sais presentes na água de mar;

·         Com a ação  batericida  dos raios ultravioletas  é adquirida a destruição de  de 99,9% de bactérias, mofo, levedos e  vírus  em águas contaminadas.   

 

A Unidade de Potabilização pode ser associada também com equipamentos adicionais dependendo das características da água a ser tratada ou para as condições ambientais de recepção da água a tratar ou da distribuição da água potável. Por exemplo: o gerador de eletricidade pode ser substituído por solar  com painel fotovoltaico.   

 

CARACTERÍSTICAS PRINCIPAIS

 

Componente de A. (7): Osmose Inversa.   

   

A osmose Inversa seguramente o Sistema de purificação de água mais difundido no mundo para usos alimentares: este procedimento permite na realidade também a eliminação de partículas poluentes de dimensões infinitésimas (magro a um decimillesimo de mícron, inclusivo então vírus, bactérias e impureza geralmente) garantindo assim a pureza bacteriológica absoluta. 

 

Tudo isto acontece graças à membrana osmótica, o real coração do Sistema inteiro que é capaz de peneirar a água até a grandeza molecular que lhe dá  ótimas características a nivel de cor, gosto, odor, como também de organolética de pureza.   

   

Por estas razões a água purificada para osmose inversa é claramente fixa em um plano superior, nivelar de qualidade , em comparação a outra tratada por qualquer outra técnica de filtrar.   

   

Partículas poluentes filtradas pela Osmose Inversa:

- pesticidas,  

- inseticidas,   

- detergentes, 

- elementos radioativos,    

- cloro,   

- cloreto,   

- nitrato,       

- fosfato,    

- sulfatos,    

- partículas de amiantos.   

   

A osmose Inversa é a passagem de um fluído por uma semipermeabilizante  membrana de uma solução menos concentrada para uma mais salgada .    

   

Em natureza é um dos fenomenos vitais mais difundidos: as plantas suga, por exemplo, do chão as nutrientes necessárias , graças às propriedades osmóticas das raízes,; também de modo igual a purificação do sangue em nossos rins é um fenômeno de osmose.    

   

A osmose inversa é, como diz o nome, o procedimento inverso para aquele natural, adquirido graças a uma força (a pressão da rede de água) que empurra a água da solução mais concentrada, denominado "com poluir", pelo semipermeabilizante de Membrana Osmótico que produz água pura do outro lado, e eliminando  deste modo os 100% de todas as substâncias orgânicas e mais de 80% de inorgânico, deixando exclusivamente para a quantidade correta de sais minerais para a exigência de nosso organismo.    

   

A escolha da osmose inversa, fundamentalmente deve ter efetuado para um bom motivo preciso,: na realidade é oportuno sublinhar  que o sistema de osmose purificação inversa é o único  no mundo capaz garantir, independentemente as características (Substância química*-físicas e Bacteriológico) da água de rede, ou de rio ou de outro para qual está conectado, uma produção de qualidade alta e  resultados satisfatórios.   

   

A água na realidade, depois de ter sofrido o tratamento de purificação em 3 fases, terá definido bem e valores de padrão precisos porém, claramente verificável também por uma possível execução seguinte de análise e teste prático.    

   

Por exemplo, citar os dados principais:

  

- o resíduo fixo estará em todo caso inferior a 58 mg/lts;   

-  a presença de pedra calcária (dureza em F°) esta notevolmente reduzido,   

- o de nitrato e relinchos (NO3, NO2) praticamente exterminado;   

- o PH pode oscilar entre 6.50 e 7.04 e a condutibilidade especificação elétrica para 20° será inferior a 60 uS/cms.   

   

Sem nenhuma dúvida, tudo isto vem a  confirmar que o "osmotizzata" de água é um oligominerale de água bom, luz, diuretica, de gosto extremamente agradável, "bacteriologically puro" e tal então representa uma certeza absoluta de saúde e conforto para todo o consumidor.    

B. Componente (8): Esterilizador para Raios Ultravioletas.   

 

E' até agora o batericida de ação dos raios ultravioletas que substituem a mais natural das formas de esterilização por muito tempo: a ação dos raios solares.   

   

Virando em um abajur de copo quartzo recipiente vapores de mercúrio é adquirido como resultado o assunto dos raios ultravioletas em um comprimento de onda constante,: 2537 A°s, resultado ótimo para a destruição verificada de 99,9% de: bactérias, molde, fermentos e conteve vírus em águas contaminadas.    

   

A ação de abajures  não  altera as características físico - química da água e então constitui a ferramenta de teste para potabilizar a água sem recorrer a processos de cloração que é prejudicial ,além de outros fatores, con não ser  biodegradavél, toxico para a vida aquática,e a formação de oncogeni composto e teratogeni. ,    

   

O debatterizzatore é um instrumento predominantemente eletrônico, criado para transformar as águas contaminadas em bebíveis, sem fazer uso de agentes químicos,  que altera as características do mesmo. 

 

A água a ser purificada entra em um recipiente de esterilização onde é, protegido por uma bainha especial de quartzo, o abajur é absorvido a raios UV.   

   

A água que flui no recipiente, é exposta a radiações que UV que imediatamente exercem a função di anti-bacteriana .  

 

 A água que flui no recipiente é exposta as radiações que UV que imediatamente a posição bacteriana nisto conteve. É estudado o fluxo do líquido dentro do quarto por perceber uma exposição completa de suas moléculas às radiações. São percebidas todas as superfícies para dirigir contato com a água em aço inox 304 (quarto de debatterizzazione e une) enquanto o abajur é protegido da bainha em quartzo que assegura o operatività e integridade disto pelo tempo.

  

Se temos que tratar água de mar ou com sais  elevados serão percebidas todas as superfícies para contatar com a água em aço inox 316.   

   

Dispositivos eletrônicos particulares constantemente conferem as radiações, enquanto parando imediatamente com eletroválvula especial o fluxo da água para o uso, se o assunto dos raios que UV abaixa os ótimos valores de esterilização.   

   

O instrumento então, no caso do mau funcionamento do abajur, pára o desembolso da água, visualiza o estado de alarme com iluminar de um espião especial isto posto no quadro.    

   

Um operador verifica as horas de serviço do abajur no quadro elétrico do debatterizzatore, de forma a controlar a substituição do mesmo depois de 7.000 a 7.500 horas (mais de um ano de operação).   

   

Um cronômetro eletrônico não permite usar a água do debatterizzatore antes que seja pelo menos passado dois minutos de sua iluminação, dando assim modo para o abajur  esterilizar a água residual no quarto.    

   

Para a manutenção é necessário conferir os conta-tempos e controlar a substituição periódica do abajur, superado o limite temporal satisfatório. É recomendável uma vez pelo menos além de uma limpeza da bainha  por ano.    

   

O instrumento é completamente automático, não precisa de regulagens ou colocações de pessoal especializado.    

   

No caso de  rede elétrica paralizada, pára o fluxo de água desembolsado e retornando o processo do ciclo de iluminar à ação do retorno da energia elétrica automaticamente.    

   

No caso de virar fora do abajur, os alarmes especiais advertem algum mau funcionamento e eles param o desembolso da água; é necessário a intervenção de um operador .   

   

Tudo que estes dispositivos eletrônicos têm certeza para o debatterizzatore em quanto, só quando o complexo inteiro está funcionando seguramente pode ser retirado por isto debatterizzata de água. 

 

C. a qualidade de água depois de tratamento.   

   

O limite de concentrações tolerável nas águas bebíveis (n° 33 circular do Escritório da Saúde italiana)  são respeitados amplamente.   

   

Porém os resultados dos testes de laboratório da água bebível sobrevividos a Unidade de Emergência sempre são dependentes das características da água antes do tratamento: na realidade o conhecimento das características de físico-substância química das águas ser tratado é essencial para tratamento/otimizado  no processo de potabilização da unidade de Emergência.   

   

Aqui seguindo as concentrações de máximo toleráveis são apresentadas as substâncias químicas de parâmetros  tóxicos depois de potabilizacão:   

PARAMETRO

LIMITE DE CONCENTRAÇÃO (MG/L)   

Passe a ferro
0, 2 
Magnésio

50

Manganês
0,5
Cobre
0,1
Zinco
5
Cloreto
250
Fluoreto
250
Nitrato
1
Sulfatos
50
Detergentes
250
Fenolici composto
0,3
Poluindo Orgânico
0,001
Arsênico
0,2
Bário
0,05
Cádmio
1
Cianeto
0,01
Crome
0,05
0,05
Conduza
0,05
Selênio
0,01

   

CARACTERÍSTICAS DOS MODELOS STANDARD

 

Modelo

Capacidade

litros/hora

Capacidade

litros/dia

Potência absorvida Kw

Quantidade mínima (nº habitante)

 

MEL 500

500

7.500

4

1.500

MEL 1000

1.000

15.000

5

3.000

MEL 4.000

4.000

60.000

10

10.000

 

Sept. 2003.

 

Continue to: Situações onde a Água Purificada é Necessária
Back to: Index